Evoland: Uma Viagem Pelos Recantos dos Jogos

Evoland é um jogo indie criado pela empresa francesa Shiro Games em 2013, do gênero RPG. A premissa do jogo é interessante. O jogador tem que ir abrindo baús espalhados no game, que vão liberando elementos do jogo. Os baús liberam desde a evolução gráfica, já que ele começa com um visual bem parecido com jogos de gameboy (o primeiro) usando de poucas cores, indo do estilo 8 bits para 16 bits, depois para o 3D que começa de forma mais quadrada que nem o saudoso PS1, e com o tempo ganhando texturas até chegar no gráfico HD. Mas também vai liberando elementos de gameplay, como a possibilidade de ganhar XP, carregar itens, e o fato de ter life. Também pode alterar no estilo de jogo, indo pra um estilo que lembra muito os Zeldas de Nintendo 64, para o estilo batalha de turno como nos Final Fantasy ou até mesmo no estilo visão isométrica como em Diablo (mas sem uso do mouse).

O jogo é curto, com história simples sem muitas reviravoltas e embora alterna entre diferentes estilos, não sai do RPG. O mapa não é tão gigante como alguns RPGs mesmo se comparados aos da geração do Snes. Os inimigos em grande parte são referências e em alguns casos, retirados de games como Zelda, Mário e tem até o Chocobo dos Final Fantasy e o Kamehameha. Difícil de avaliar os gráficos, já que eles vão do 2D de 8 bits ou 16 bits, passando pelo 3D do PS1, PS2 até chegar no HD.

Mas o 3D é bonito e os designs do jogo são bonitos também. Segue uma pegada bem caricata, visual meio chibi o jogo inteiro. A trilha sonora é boa e ele não apresenta muita dificuldade. Possui alguns puzzles (incluindo um que alterna entre 2D e 3D, onde determinadas coisas se pode fazer em um modo mas não no outro), e o game é bem linear sem muitas dificuldade de achar o próximo desafio (mesmo contendo o mapa aberto no final como em alguns RPGs antigos, e não possui muitas guest secundárias).

Mas é um game bem interessante e divertido. Disperta bastante interesse para jogar a continuação que já saiu!

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