Um game de ação e plataforma em 3D lançado pela Eidos Interactive e Core Design em 1996.
Jogo que foi responsável pela popularização de Lara Croft, que veio se tornar a musa dos games com seus enormes peitos em formas de triângulos . Os gráficos eram algo que estavam começando a explorar na época. Não só porque era o começo dos jogos 3D, mas mais especificamente, o cenário também era modelado. Muitos jogos como Residente Evil e Final Fantasy 7, tinha um cenário que parecia uma imagem 3D ao fundo com poucas partes de interação. O Tomb Raider o cenário era todo modelado, por isso, era todo quadrado também assim como os inimigos e personagens (não o primeiro do estilo, mas entre os primeiros).
Isso interferia na jogabilidade. Os quadrados do cenário serviam como base para a movimentação. A Lara pode pular o equivalente a 1 quadrado, se der impulso, no qual ela sempre correrá 1 quadrado antes de pular (caso aperte o botão de pulo após começar a correr) e aumentará o pulo em 2 quadrados, e assim, tínhamos uma base de referência para como lidar com os desafios do jogo. A movimentação, muitos achavam travada, eu sempre achei fluida, mas pode ser o costume. Mas tinham as suas limitações, como não ser capaz de virar para trás rapidamente, então ela fazia isso rolando no chão. As armas miram automaticamente nos inimigos e as principais, as pistolas, possuem munição infinitas. Mas isso não diminui a dificuldade, já que o jogo exige que seja capaz de controlar bem a Lara Croft e os padrões de movimentos. Os inimigos são ágeis, o que faz com que não seja uma boa atirar parado no chão e ao se movimentar pode perder facilmente o alvo. O game consegue ter uma boa variedade de desafios mesmo com poucas variedades de inimigos. Sendo esses desafios armadilhas, puzzles, percurso a ser feito em um curto espaço de tempo ou os 3 ao mesmo tempo, que é bem comum.
A história é simples, você tem que pegar um objeto que está dividido em 3 partes pelo mundo para uma pessoa que não parece ser alguém do bem. Não possui muitos personagens e a Lara Croft aqui é uma típica heroína anos 90. Tipo um exército de 1 homem(mulher no caso) só e que parece invencível com movimentos além da capacidade humana. A distância de seu pulo e a altura que suportava cair era sobre humano. A física em games na época se limitava a está no alto e não sabe voar, vai cair. Peso nos movimentos de personagem, ainda não existia.
A ambientação é bem diversificada, indo do Peru, ao Coliseu de Roma e até mesmo Atlântida. E cada lugar é bem diferente, desde o padrão de cores, a ambientação e até as armadilhas, puzzles e inimigos. Por exemplo, em Roma você visita o Coliseu e alguns templos como o de Midas. Tem uma ambientação mais marrom, sendo que ao final é mais acinzentado com partes verdes que lembram lodos. Tem um puzzle com a mão de Midas, um com base em deuses mitológicos e os inimigos mais comuns estão os leões, gorilas e crocodilos. No Egito a ambientação é mais amarelada com um pouco de marrom, as vezes um branco com texturas de templos com hieróglifos, escalar esfinges, inimigos mais comuns são os crocodilos, panteras negras e na ao final possuem aliens que estão relacionados às últimas fases, Atlântida. Já essas são ambientes com mais cinzas, azuis e pretos, sendo que a medida que vai entrando na nave ou templo dos aliens, tem uma textura mais de fibras musculares, com puzzles relacionados mais com fogos e os desafios mais difíceis do game.
Não possui muitos inimigos humanos, sendo que os que aparecem são bosses. A dificuldade está mais no fator plataforma, mas as vezes com inimigos. No entanto costumo zerar com sobras de munição de todas as armas e sobrando bastante medicamentos. Muitos dos desafios au acerta ou morre.
A trilha sonora é boa. Eu acho a trilha sonora do menu de entrada marcante, mas tirando essa, não tem nada demais. Mas possui uns sons marcantes para toda a série, como o som de quando acha algum item, ou de quando ela pega o item.